Fé Católica

A FSSPX e o problema da obediência O Fiel Católico

A FSSPX e o problema da obediência
O Fiel Católico


A FSSPX PODE (OU DEVE) consagrar bispos sem mandato papal em 1º de julho? Neste vídeo analiso de forma serena e racional um dos temas mais controvertidos no catolicismo atual: a questão da obediência ao Papa e à hierarquia diante das novas sagrações episcopais da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Muitos acusam a Fraternidade de desobediência pura e simples. Mas será que a obediência católica é um legalismo cego, ou está subordinada à fidelidade ao Evangelho e ao mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo?

Abordo os principais e mais insistentes argumentos encontrados nessa disputa:

1. O poder do Papa e a obediência devida estão intrinsecamente ligados à fidelidade à doutrina revelada. São Pedro foi chamado de “bem-aventurado” ao confessar a Cristo, mas de “satanás” ao tentar impedir a Cruz (Mt 16). O Concílio Vaticano I deixa claro que a autoridade papal não é absoluta nem desvinculada da fé da Igreja.

2. A obediência cega não é virtude católica. Quando os papas do Concílio Vaticano II parecem ensinar o oposto do mandato missionário de Cristo — “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15) e “quem não crer será condenado” —, a quem devemos obediência prioritária?

3. Santos como Santo Atanásio e Santa Joana d’Arc foram condenados e acusados de desobediência pela hierarquia de sua época. Hoje são glorificados. A História da Igreja mostra que nem sempre “obedecer à autoridade” é sinônimo de fidelidade a Cristo.

4. A jurisprudência eclesiástica não pode estar acima da obediência à Lei de Deus. Como respondeu o primeiro Papa em uníssono com os Apóstolos: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” (At 5,29).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!